Vacinas & Gestação

vac gestação site .jpg

 

A gestação é um período da vida da mulher, em que esta se torna mais vulnerável a doenças infectocontagiosas, com risco potencial ao feto e também ao recém-nascido. Vacinas recomendadas para gestantes, de forma absoluta ou relativa, podem salvar a sua vida e também a seu filho.

 

Abaixo apresentamos as principais vacinas do calendário de vacinação da mulher em idade fértil e suas indicações ou contra-indicações durante a gestação. 



Vacina Tétano, difteria e pertussis - DTPa

 

SIM
01 dose a cada gestação, independente de estar em dia com a vacina, de preferência no início do terceiro trimestre gestacional. Além de ser segura, ela ainda previne a coqueluche em seu recém-nascido. O pai, avós, babás também devem ser vacinados pois também são transmissores.

 

 

Vacina Hepatite B


SIM
Para as gestantes não previamente vacinadas, são necessárias 03 doses da vacina em qualquer época da gestação . É segura e previne a transmissão materno-fetal do vírus da hepatite B, que pode resultar em cirrose ou câncer de fígado nop recém-nascido

 

 

Vacina da Gripe (influenza)


SIM
01 dose anual pois as complicações da gripe são comuns em gestantes e também no feto. Todas as pessoas próximas também devem ser vacinadas. É uma vacina segura e eficaz na gestação

 

 

Vacina meningite ACWY - indicação relativa


Se você for uma gestante e ainda estuda (universitária)  ou convive com pessoas ainda não vacinadas, deve receber a vacina meningoócica ACWY.
Também indicada a gestantes que tiveram de retirar o baço o tem mal funcionamento do mesmo. A vacina tem -se mostrado segura na gestação (não contém as bactérias em sua composição, por isso não causa meningite)

 

 

Vacina Meningite B


Seu uso deve ser avaliado com cautela na gestação e pode ser indicada (por médico), em casos de gestantes com alto risco de doença meningocócica, como aquelas com mal funcionamento dos baço ou que tiveram o mesmo retirado. É composta de proteínas estruturais do meningicoco B, sem a bactéria)

 

 

Vacinas Pneumocócicas (Pneumo 13 V, Pneumo 23)
 

Indicada para gestantes diabéticas crônicas ( não tem indicação no diabetes gestacional). Não causa pneumonia, pois não tem a bactéria. É composta de açucares da cápsula do pneumococo + proteína crreadora.

 

 

Vacina contra Haemophilus influenza tipo b - Hib
 

Essa vacina é segura durante a  gestação e está indicada para gestantes com alto risco para infecções causadas por essa bactéria, principalmente was que retiraram o baço ou têm mal funcionamento do mesmo (composta de vírus mortos ou inativados)

 

 

Vacina de Hepatite A

Pode ser admin istrada em gestantes com doença hepática crônica e também para aquelas que residem com pessoas com hepatite A. Está indicada em 02 doses com intervalo de 06 meses. É uma vacina segura na gestação (composta de vírus mortos ou inativados)
 

 

Vacina de sarampo, caxumba e rubéola


NÃO

Trata-se se uma vacina de vírus vivos e atenuados. De preferência, a mulher deve ser vacinada antes da gestação (01 a 03 meses antes). Em casos de epidemia, sua indicação na gestação deve prezar riscos e benefícios.

 

 

Vacina de Varicela (catapora)


NÃO
Também é contra-indicada por ser composta de vírus vivos e atenuados. Em situações de surto intenso, a gestante pode receber 01 dose da vacina, pois o risco de varicela fetal e neonatal é mais frequente se a mãe contrair a doença. Deve ser feita uma segunda dose após o parto (conduta emergencial somente) 

 

 

Vacina de Zoster


NÃO

A vacina de vírus vivos e atenuados, com licença para uso no brasil,  pode indicada somente em mulheres acima dos 50 anos de idade. Se você fizer parte desta faixa etária e estiver gestante, porém, é recomendável aguardar o final da gestação para receber a vacina que não contém vírus vivos (por ser conduta "off label", deve ser indicada somente por profissional médico)

 

 

Vacina HPV


NÃO

Estudos comprovam que gestantes que foram vacinadas e não sabiam estar gestantes não tiveram complicação alguma (nem aos seus filhos) , mas a vacina não está recomendada na gestação. Deve ser administrada em todas as mulheres, até 45 anos de idade, que não estiverem gestantes. 

 


Dra. Maria do Carmo Duarte Oliveira

Médica Pediatra e Responsável Técnica
Clínica de Vacinas imunity

 

Referências bibliográficas

 

1. https://www.immunize.org/express/issue1461.asp
 

2. Sbim: https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-gestante.pdf
 

3. Factors associated with Tdap vaccination receipt during pregnancy: a cross-sectional study. 

Wales, D P;  Khan, S;  Suresh, D;  Ata, A;  Morris, B

Public Health ; 179: 38-44, 2019 Nov 11.
 

4. Are all vaccines safe for the pregnant traveler? A systematic review and metaanalysis. 

Nasser, Roni;  Rakedzon, Stav;  Dickstein, Yaakov;  Mousa, Amjad;  Solt, IdoPeterisel, Neta;  Feldman, Tzah;  Neuberger, Ami

J Travel Med ; 2019 Oct 16.
 

5. Vital Signs: Burden and Prevention of Influenza and Pertussis Among Pregnant Women and Infants - United States. 

Lindley, Megan C;  Kahn, Katherine E;  Bardenheier, Barbara H;  D'Angelo, Denise VDawood, Fatimah S;  Fink, Rebecca V;  

Havers, Fiona;  Skoff, Tami H

Immunogenicity and safety of a quadrivalent inactivated influenza vaccine in pregnant women: a randomized, observer-blind trial. 

 

6. Vesikari, Timo;  Virta, Miia;  Heinonen, Seppo;  Eymin, Cécile;  Lavis, NathalieChabanon, Anne Laure;  Gresset-Bourgeois, Viviane

Hum Vaccin Immunother ; : 1-7, 2019 Oct 07.

MMWR Morb Mortal Wkly Rep ; 68(40): 885-892, 2019 Oct 11.

 

7. Pregnancy as a risk factor for severe influenza infection: an individual participant data meta-analysis. 

Mertz, Dominik;  Lo, Calvin Ka-Fung;  Lytvyn, Lyubov;  Ortiz, Justin R;  Loeb, Mark

BMC Infect Dis ; 19(1): 683, 2019 Aug 02.

 

8. Vaccinations during pregnancy: a call to sting into action. 

Müller-Schulte, Eloise;  Gärtner, Barbara C

Future Microbiol ; 14: 995-1006, 2019 07.

 

9. Myths and Misconceptions: Varicella-Zoster Virus Exposure, Infection Risks, Complications, and Treatments. 

Newman, Alexander M;  Jhaveri, Ravi

Clin Ther ; 41(9): 1816-1822, 2019 Sep.

 

10. Immunizations during pregnancy: How, when and why. 

Psarris, Alexandros;  Sindos, Michael;  Daskalakis, Georgios;  Chondrogianni, Maria Eleni;  Panayiotou, Stefani;  Antsaklis, Panagiotis;  Loutradis, Dimitrios

Eur J Obstet Gynecol Reprod Biol ; 240: 29-35, 2019 Sep.

 

11.Introduction of new vaccines for immunization in pregnancy - Programmatic, regulatory, safety and ethical considerations. 

Kochhar, Sonali;  Edwards, Kathryn M;  Ropero Alvarez, Alba Maria;  Moro, Pedro LOrtiz, Justin R

Vaccine ; 37(25): 3267-3277, 2019 May 31.

 

 

Clínica de Vacinas

Segunda à Sexta: 8:00 - 18:00 h

Sábado: 8:00 - 12:00 h

 

Av. Onze de Agosto 1980 V. Nova Valinhos Valinhos São Paulo  CEP: 13271-210

Telefones:  19 3829-1702 / 3849-2930 / 19 98193-2785/ 3881-2198