Credenciada ANVISA para a Emissão  do Certificado Internacional de Vacinas

CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUE JÁ TIVERAM ALGUM TIPO DE CÂNCER DEVEM SE VACINAR CONTRA O HPV

 

 

Autoridades mundiais em oncologia indicam a vacinação contra HPV para crianças e adolescentes que passaram por quaisquer tipos de câncer e foram curados.

Um estudo realizado pela Universidade do Alabama, publicado no The Journal of Clinical Oncology em Agosto de 2017, confirma tal indicação.

A vacinação contra HPV é um importante meio de proteção destas crianças e adolescentes, pois diminui o risco de também desenvolver, futuramente, tipos de câncer associado ao HPV (papiloma vírus humano). Infelizmente, ainda se observa um baixo índice de vacinação nessa população, que apresenta maior risco que crianças e adolescentes que nunca passaram pelo câncer.

Os pesquisadores ressaltam a importância dos profissionais de saúde que tratam de cianças e adolescentes que vivenciaram o câncer, indicarem sempre a vacinação contra HPV, pois somente deste modo poderão contribuir com a proteção mais ampla destes indivíduos.

O estudo da Universidade de Alabama demonstrou que indivíduos não vacinados tiveram muito maior chance de desenvolver complicações neoplásicas pelo HPH (20 vezes mais) que indivíduos que receberam a vacina de HPV.

A infecção pelo HPV pode causar câncer de colo do útero, vagina, vulva, ânus e reto, boca, língua e outros. Pessoas que passaram por outros tipos de câncer têm maior risco de desenvolver o câncer pelo HPV. Estima-se que 90% dos homens e 80% das mulheres sexualmente ativos tenham sido infectados pelo HPV em qualquer época de suas vidas.

Sete milhões de adolescentes e adultos jovens são infectados a cada ano, nos Estados Unidos. No Brasil, onde existe um forte apelo sexual pela mídia e consequentemente ocorre um início precoce das relações sexuais, com trocas de parceiros frequente, estima-se que essa porcentagem ainda seja maior.

 

Fontes:

  • https://www.stjude.org/media-resources/news-releases/2017-medicine-science-news/hpv-vaccination-rates-lag-for-childhood-cancer-survivors.html
     
  • Elizabeth M. Ward PhD, Christopher R. Flowers MD, MS, Ted Gansler MD, MBA, MPH, Saad B. Omer MBBS, MPH, PhD, Robert A. Bednarczyk PhD The importance of immunization in cancer prevention, treatment, and survivorship. CA: A Cancer Journal for Clinicians, 28 July 201
images (11).jpg