Setembro
Aniversário da
Clínica de Vacinas imunity
®
Quem ganha o presente é sua família.

Saiba como pelo WhatsApp: 19 98193-2785

hpv banner site.jpg

Vacina HPV: Adulto também precisa?

É cada vez mais comum a presença de infecção e  várias formas de câncer pelo papilomavírus humano em adultos, no Brasil e no mundo. Infelizmente milhares de pessoas nessa faixa etária têm sido acometidas.

Além disso, a conscientização quanto à importância da vacina HPV para adultos adultos ainda é muito baixa.

 

Desde que passou a ser utilizada, a vacina  de HPV tem demonstrado benefícios para a prevenção de lesões genitais e extra-genitais, não somente em adolescentes, mas em homens e mulheres adultos.

Quem tem o vírus HPV deve ser vacinado?

 

 Homens e mulheres que já são portadores do vírus, têm sido beneficiados com a vacina, embora com uma menor resposta imunológica.

Atualmente, a vacina HPV tem sido estudada em pacientes que têm lesões pré-cancerígenas (pré-neoplásicas) e os resultados demonstram ser promissores.

 

Um estudo italiano, utilizando a vacina HPV em adultos jovens  recomendou a vacina a homens e e mulheres adultos, que passaram pelo tratamento das lesões decorentes do HPV.
 

Outro estudo americano, voltado a conscientizar universitários quanto à importância de se vacinarem contra HPV, resultou em uma alta adesão desses jovens à vacinaão no meio universitário.

Pesquisas publicadas demonstram a eficácia e segurança da vacina para mulheres até 45 anos de idade e homens até 26 anos. 

 

A vacina HPV é preventiva (como toda vacina), tem sido pesquisada para o tratamento de lesões verrucóides rescidivantes  em mulheres com papilomavírus. O resultado dessa pesquisa , com a vacina HPV bivalente, tem sido promissor para os sorotipos 16 e 18 do HPV. São necessários mais estudos sobre a função terapêutica da vacina.

 

Para os sorotipos relacionados ao câncer de boca, a vacinação de adultos entre 27 a 45 anos, um estudo desenvolvido no México resultou na produção de anticorpos sistêmicos e na mucosa oral.

 

hpvfacsite_small.jpg

Referências Bibliográficas

 

1. An intervention for increasing HPV vaccination on a university campus. 

Gerend, Mary A;  Murdock, Caitlyn;  Grove, Kelly

Vaccine ; 2019 Nov 23.

 

2. [HPV vaccination: not only female adolescents and not only prophylactic. Review and position paper of the Italian HPV Study Group (IHSG)]. 

Origoni, Massimo;  Cristoforoni, Paolo;  Mariani, Luciano;  Costa, Silvano;  Preti, Mario;  Sandri, Maria T;  Preti, Eleonora P;  Ghelardi, Alessandro;  Perino, Antonio

Minerva Ginecol ; 2019 Nov 13.

 

3. An Assessment of Cancer Education Needs to Promote Mid-Adult HPV Vaccination Among Male Sexual Minorities. 

Wheldon, Christopher W;  Maness, Sarah B

J Cancer Educ ; 2019 Nov 09.

 

4. Prophylactic vaccination against human papillomaviruses to prevent vulval and vaginal cancer and their precursors. 

Xu, Lan;  Selk, Amanda;  Garland, Suzanne M;  Bogliatto, Fabrizio;  Kyrgiou, Maria;  Weyers, Steven;  Arbyn, Marc

Expert Rev Vaccines ; : 1-10, 2019 Dec 02.

 

5. HPV-specific antibodies at the oral cavity up to 30 months after the start of vaccination with the quadrivalent HPV vaccine among mid-adult aged men. 

Parker, Katherine H;  Kemp, Troy J;  Isaacs-Soriano, Kimberly;  Abrahamsen, Martha;  Pan, Yuanji;  Lazcano-Ponce, Eduardo;  Salmeron, Jorge;  Pinto, Ligia A;  Giuliano, Anna R

Vaccine ; 37(21): 2864-2869, 2019 May 09.