logo transparente.png
Clínica de Vacinas imunity

 

ALERTA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, OMS E OPAS PARA QUE SE INTENSIFIQUE A VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E A COBERTURA VACINAL CONTRA PARALISIA INFANTIL

 

 

O Ministério da Saúde,  a Organização Pan-Americana de Saúde - OPAS, Organização Mundial de Saúde - OMS e Sociedade Brasileira de Imunizações - Sbim, recomendam uma maior cobertura vacinal contra pólio, para que se evite o retorno da doença no Brasil, onde ainda, infelizmente há muitas crianças com atrasos vacinais. 

 

Orienta também, uma maior vigilância epidemiológica para prováveis casos de paralisia flácida aguda em todo o território nacional, principalmente na região Norte, onde há uma maior concentração de imigrantes venezuelanos.
 

Vacinas Penta ou Hexavalente (indicadas aos 02, 04, 06 e 15 meses de idade, além da vacina dos 04 anos (DPT+pólio) devem ser atualizadas o mais breve possível, para que essas crianças estejam protegidas contra a paralisia infantil.

 

Também devem participar de campanhas de vacinação contra pólio, a serem instituídas, em breve, pelo Ministério da Saúde, independente de estarem em dia com suas vacinas de rotina. Só assim conseguir-se-á evitar o retorno do vírus selvagem da poliomielite em nosso país.

 

No Brasil, a pólio está erradicada há 29 anos, ou seja até então nunca mais houve notificação de paralisia flácida em nenhum brasileiro, causada pelo vírus selvagem da pólio.

 

Neste momento, porém, casos de pólio importados da Venezuela, na fronteira com o Brasil, vêm nos alertar quanto ao risco desta doença nos acometer novamente.

 

A Vacinação é a única forma de prevenção!

 

Dra. Maria do Carmo Duarte Oliveira
Pediatra - Responsável Técnica pela Clínica de Vacinas imunity

 

Fontes:

 

https://sbim.org.br/noticias/888-ministerio-da-saude-alerta-estados-apos-poliomielite-na-venezuela

 

https://www.paho.org/hq/index.php?option=com_topics&view=article&id=257&Itemid=40900&lang=es

 

https://www.paho.org/hq/index.php?option=com_content&view=article&id=1862&Itemid=2032&lang=es